Os processos de refrigeração são essenciais dentro do nosso dia a dia. Seja na indústria, no comércio ou, até mesmo, na casa das pessoas que precisam de um ambiente refrigerado para conservar alimentos, bebidas e outras coisas mais.
Em frigoríficos, por exemplo, ambientes muito grandes precisam se manter a uma certa temperatura para não colocar em risco a contaminação de toneladas de carnes.
Aliás, é importante mencionar o peso da indústria quando falamos em refrigeração. Afinal de contas, a refrigeração industrial é responsável por garantir boa parte dos suprimentos de alimentos para todos nós, isso sem contar a produção de remédios e várias outras contribuições que esse setor traz consigo.
Sendo que, para promover essa refrigeração é indispensável o uso de fluidos refrigerantes. São eles que vão retirar o calor do ambiente, reduzindo as temperaturas.
E quando o assunto são fluidos refrigerantes, não podemos deixar de mencionar a amônia.
Aliás, nós já falamos sobre esse componente em outros artigos aqui do site.
Ressaltando a sua importância, até mesmo porque, ela é aplicada em grande escala dentro dos processos industriais.
Mas, por outro lado, existem ainda os riscos associados ao seu uso. O que pode ser um grande problema, uma vez que vazamentos de amônia são muito mais comuns do que gostaríamos.
Até mesmo porque, o vazamento desse componente pode causar uma série de problemas.
E para te ajudar a se manter longe desses riscos, nós vamos te apresentar 4 procedimentos importantíssimos e que podem aumentar a segurança dos processos da sua empresa.
Acompanhe-me nesta leitura para saber mais.
Contents
Por que a Amônia é tão usada na refrigeração industrial
Existem vários fatores que contribuem para que a amônia seja uma das opções preferidas na indústria. Ela possui:
- Potencial nulo no que se refere aos impactos que causam o aquecimento global;
- Excelente performance energética;
- Custo considerado baixo, ainda mais se comparado com outros refrigerantes que não possuem a mesma eficiência;
- Excelente capacidade de transferência calor, que, inclusive, é melhor do que grande parte dos refrigerantes disponíveis;
- É de fácil detecção. O que é ótimo pois, apesar de tóxica, vazamentos de amônia são facilmente identificados, uma vez que o odor é bastante característico, o que também a difere de grande parte dos refrigerantes.
4 Procedimentos de segurança para o uso da Amônia
Se por um lado temos um recurso tão eficiente e com tantos benefícios que justificam a sua aplicação. Do outro temos um produto que é bastante tóxico para o ser humano, podendo causar, entre muitos problemas, a morte.
E quando a gente leva em consideração o fato de que os vazamentos são comuns, ainda mais em instalações com pouca manutenção, isso se torna ainda mais preocupante.
Como se só isso não fosse o bastante, existe ainda o fato de que nem sempre o manuseio é feito de forma adequada, elevando ainda mais o risco.
Não é à toa que o uso de amônia requer uma grande atenção. E, por conta disso, vamos te dar algumas dicas para aumentar a segurança das suas instalações e dos seus colaboradores, é claro.
1 – Realizar treinamentos periódicos referentes ao manuseio do produto
Embora pareça óbvio, além de muito simples, estabelecer boas práticas, no que se refere à orientação e educação dos colaboradores, é uma medida muito eficiente.
Afinal, essa é uma excelente maneira de precaver novos acidentes provocados pelo manuseio inadequado de amônia.
2 – Estabelecer planos de emergência e treinar a equipe
Evitar que exista um vazamento de amônia é muito importante e precisa ser o norte quando o assunto é segurança em instalações que usam esse produto.
Mas, na hipótese do vazamento ocorrer é preciso saber como agir, estabelecendo planos de emergência para que a situação não fique ainda pior. E o conhecimento disso não deve se restringir a poucas pessoas, deve ser de ciência de todos.
Definir rotas para evacuação, informar o departamento responsável pela segurança, remover as fontes de ignição são só algumas das medidas que precisam estar dentro desse plano de emergência.
E treinar a equipe para que ela saiba muito bem o que fazer nessas horas é uma excelente pedida.
3 – Fazer a manutenção periódica das instalações
No início do artigo já levantamos a questão de que boa parte dos acidentes envolvendo o vazamento de amônia ocorrem pela precariedade das instalações, não é mesmo?
Portanto, estabelecer boas práticas de inspeção e manutenção dos equipamentos, componentes e tubulações é fundamental para evitar que novos vazamentos apareçam.
4 – Dê uma boa olhada na NR – 36
A NR 36 é conhecida por muitos como a NR dos frigoríficos. Ela estabelece normas de trabalho, saúde e segurança para empresas de abate, processamento de carne e derivados.
E, como esse tipo de instalação normalmente faz uso da amônia, vamos encontrar na sua leitura diversas medidas que devem ser aplicadas obrigatoriamente.
Tanto no que se refere ao uso da substância quanto nas ações que devem ser tomadas no caso de algum tipo de acidente.
Para investir em bons componentes conte com a Nepin
A prevenção é a melhor maneira de lidar com a amônia. Até mesmo porque, acidentes envolvendo esse componente podem ser desastrosos.
Mas, uma vez que a empresa estabelece boas práticas no que diz respeito ao seu uso, as chances de acontecer algum tipo de problema caem de maneira drástica.
E, além de adotar esses procedimentos que falamos acima, uma outra forma de promover mais segurança para os processos de refrigeração é poder contar com componentes de qualidade e adequados para esse uso.
Conheça alguns dos nossos produtos que vão te ajudar nesse sentido: